A Coluna de Opinião (CO) vem no seguimento do Arquivo de Opinião (arquivodeopiniao.pt), um arquivo digital de artigos de opinião publicados pelos principais jornais portugueses.

Com a CO foram acrescentadas novas fontes de publicações e foi extendido o período de recolha, que agora começa em 2002 até aos dias de hoje (depende do jornal).

Além de arquivo histório, a CO acompanha as publicações em tempo real, através da indexação dos artigos no momento da sua publicação. Cada artigo sofre um processamento automático que estima quais as entidades mais relevantes do artigo, e a partir das quais são estimadas as principais tendêncidas em debate.

A CO também monitoriza os artigos nas redes sociais, em particular as partilhas nas redes Facebook e Twitter, e recolhe em tempo real dados de engagement associados a cada artigo. Este tipo de métrica é posteriormente usada para uma estimativa da popularidade dos artigos e respectivos autores.

Actualmente o arquivo contém com aproximadamente 190 mil artigos, publicados nos seguintes agentes de media:

Em conjunto com o arquivo foram indexados manualmente mais de 600 autores e criadas páginas individualizadas, onde o utilizador pode realizar pesquisas pelos artigos do autor e consultar as entidades mais frequentes.


Contactos